Adidas


12 Junho, 2009

Em debate: a torcida no Palestra

Amigos, recebi por e-mail o relato de um leitor, reproduzido abaixo. Claro, sua identidade será preservada.

Numa semana onde nosso técnico deu declarações infelizes sobre o comportamento da torcida, se retratando depois, este debate é mais do que pertinente.
Vou contar o que ocorreu com um amigo meu, nesse fim de semana, numa festa infantil. Em uma maioria de criancas (9.10.11 anos) que torciam pro palmeiras, elas ficavam cantando umas musicas de outras torcidas, do santos e dos lixos. Ai meu amigo, palmeirense tambem falou com o filho dele, poxa filho, vamos cantar musicas do palmeiras...ai o filho retrucou, nao tem musica legal pai.,...

Isso é uma merda! Enquanto a torcida continuar com esses rachas entre faccoes da propria torcida, mancha x tup, etc, e com as mesmas musiquinhas de 93, da ate raiva...vergonha...é todo escanteio e aquele ole porco...ole porco...a mesma coisa de sempre...a as musicas legais, sempre com nomes das torcidas, que uma nao pode cantar da outra, nao pensam no time, pensam mais na torcida.

Nao da pra esquecer na final do paulista do ano passado, eu na tup e o pessoal querendo bater em quem cantasse musica da mancha e os caras dando risada qdo a mancha apanhou da policia.

Nos reclamamos do time, da diretoria, mas nossa torcida, tambem se mostra bem fraquinha,,,INFELIZMENTE.

Espero que a vc entenda o que eu estou querendo dizer....
Agora vamos ao debate. Não quero aqui começar mais um confronto infinito sobre as organizadas, se elas são boas ou ruins, aquela coisa que ninguém aguenta mais. Também não vou entrar no mérito da opinião do leitor da declaração que a torcida é "fraquinha". Já adianto que sequer publicarei comentários que tendam a levar a discussão para esse lado.

O que quero colocar em discussão, se me permitem, é a deficiência da torcida do Palmeiras como um todo, exatamente por não haver uma voz predominante nas arquibancadas. Apesar da Mancha, hoje, ser a maior torcida, a TUP se mantém forte e significativa, e faz seu barulho. E existe a Savóia, que apesar de pequena, na maioria dos jogos tem se posicionado entre as duas maiores, geograficamente falando, dentro do Palestra.

O resultado é aquele que todos estamos cansados de saber, pelo menos entre os frequentadores do Palestra: um estádio que podia ser um verdadeiro caldeirão acaba desperdiçando seu potencial. E o problema passa por desentendimentos históricos entre as duas maiores organizadas do clube.

As organizadas existem, e nada parece apontar para uma extinção, como é apregoado por parte dos torcedores. E elas têm sua parcela de responsabilidade na força do time e dos resultados, principalmente nos positivos. Só que o potencial está claramente subutilizado.

Pô, já que é uma realidade, que tem seus prós e contras, que tenha seus pontos positivos potencializados.

A idéia de reproduzir o e-mail do leitor, que na verdade representa dezenas recebidos duante toda a existência do blog com o teor muito parecido, é a de fomentar uma discussão entre os torcedores, e se possível entre os líderes das organizadas, e até mesmo de algum setor da diretoria, seja apenas na mediação, seja como personagem ativo nessa unificação dos cantos, no sentido de se passar por cima de eventuais diferenças em nome de fortalecer ainda mais o Palmeiras, dentro e fora do Palestra. Cantos novos, modernos, que agitem a torcida, seja amendoim, castanha de caju, ou cimentão. Velhos, jovens, mulheres. Todos cantando e empurrando o Verdão.

Delírio?

Ao debate...



O vídeo acima mostra a torcida de basquete do Panathinaikos, da Grécia. Reperem como os diversos setores do enorme ginásio interagem, fazendo do local um inferno para qualquer adversário. Não faço idéia do que eles estão dizendo, pra mim é grego (hehe). Mas que inflama e empurra qualquer time, inflama; que intimida qualquer adversário, até o mais experiente, intimida. As músicas que embalam o Palestra têm que ser CONTAGIANTES, feitas por quem seja do ramo, não pela molecada que vai nas caravanas e não tem a menor noção de métrica, rima, melodia, ou sei lá mais o que é necessário (eu também não sou do ramo).

91 Comentárioss:

At 12/6/09 00:50, Blogger Matheus Palmieri disse...

Conrado, segue um vídeo da torcida do Saint Etienne, que mostra as torcidas do lado Norte e do lado Sul, "competindo" pra ver quem canta mais alto.

O resultado eh um verdadeiro caldeirão.

http://www.youtube.com/watch?v=PHfKKD9lqFY

Acho legal se vc publicar esse vídeo no blog.

Abraço

 
At 12/6/09 00:51, Blogger tHaMi_ disse...

É bem verdade que as torcidas organizadas podiam continuar firmes e fortes, porem "dividindo" as musicas e performances.. cada uma c um refrão.. algo do tipo.. bem legal o video... a gente tem q se inspirar.. pelo Verdão!

Não podemos cobrar de comissão tecnica, jogadores e Diretoria ações que não visem beneficio próprio SE CADA TORCIDA BUSCA APENAS SEU BENEFICIO, É A S.E.P que tem que ser a maior beneficiada!

 
At 12/6/09 00:53, Blogger Tullio disse...

ja comentei isso em foruns do verdao... e postei exatamente esse video, do horto magiko do panathinaikos... eles fazem exatamente isso no estadio de futebol tbm... com os diversos setores interagindo, fica ANIMAL! acho mto tosco essa briguinha entre torcidas, pq elas acabam pensando somente no umbigo delas e nao no time! ja vi diversas musicas do verdao no youtube, todas feitas por torcedores, versoes de tarantella, versoes do horto magiko e de uma musica do penarol mto legal, mas q nunca sao usadas... a desclpa mais tosca q eu ouvi eh q o Horto Magiko eh usado pea torcida do Flu...mas se formos analisar, todas as nossas musicas sao usadas por outras torcidas... criamos mto pouco

 
At 12/6/09 01:07, Blogger Gustavo disse...

Bom, Conrado, músicas legais as torcidas organizadas do Palmeiras tem. O único problema, realmente, é a rixa entre elas.

Mas não vejo como um problema proximo de ser resolvido. Tem muita vaidade envolvida. Uma torcida quer ser maior que a outra... quando lançam uma música nova, sempre tem o nome da organizada na letra...

Tocida organizada, cornetas, turma do amendoim... tudo isso, dentro do Palmeiras, é uma discussão eterna.

Os corneteiros não vão acabar... a turma do amendoim tbm não... a rixa entre a Mancha e TUP tbm não...

Seria lindo ver todo o estádio cantando, numa só voz, empurrando o time.

Mas, na minha opinião, infelizmente, é uma discussão inútil.

 
At 12/6/09 01:20, Blogger Wilson disse...

Temos ótimas músicas, mas não adianta nada se o povão fica de braço cruzado!!!! A Mancha fez músicas sem o nome da torcida e não adianta, o povão só canta quando faz gol...
Tem uma música nova que já rola a meses, ela é linda, mas quem disse que todo mundo conhece, só a Mancha canta e ngm acompanha! É aquela "nada vai mudar o nosso amor, nada vai mudar nossa paixão, Palmeiras minha vida é você, tu és quem mora no meu coração.... por isso eu sou feliz, por isso eu sou feliz, por isso eu canto forte, te amo meu verdão, te amo meu verdão, te amo até a morte"..
a do "ole ole eu canto eu sou Palmeiras até morrer" não tem nada da MV tbm...
"meu Palmeiras, minha vida, a razão do meu viver" tbm não tem NADA da mancha..

o problema não são as organizadas, é que cola muito nego que fica mudo na arquibancada!

 
At 12/6/09 02:09, Blogger Fellipe Zanuto disse...

Concordo com o gustavo e concordo com voce tmb conrado. Esse tema é dificilimo,tem gente que não canta mesmo,não tem jeito,mas se as pessoas q cantam que são muitas,se juntassem e cantassem uma só muúsica em todo o palestra eu tenho certeza que aquelas mudas seriam contagiadas e começariam a cantar,tem q ser dado o exemplo!

 
At 12/6/09 03:02, Blogger Kennedy disse...

por isso a torcida do grêmio é a melhor do brasil, e a do inter tá logo atrás, essa torcida do Panathinaikos é a Gate 13, muito boa.

 
At 12/6/09 04:16, Blogger xxx disse...

Jamais havera união entre torcidas uniformizadas. Não é so no palmeiras é em qualquer outra. A diferença é que o palmeiras foi aunica até hoje que teve duas facções fortes. Mas a união é impossivel, pois torcida organizada é igual a muito dinheiro. A mancha verde no auge, 92/94 chegou a vender, durante um periodo, 80mil camisas por mes. Na época custava R$30, uma oficial custava em torno de R$55. Faça as contas de quanta grana entrou? A confecção era de um membro famoso, na verdade da mae dele. Então, pense:
os cabeças veem na torcida uma maneira de ganhar dinheiro, vão ceder espaço (mercado) pra outros?

O mesmo ja ocorreu com a gaviões e indepente, muita grana. A questão da rivalidade esconde isso, dinheiro ganho de maneira até certo ponto facil e "honesta". Afinal, os clubes não cobram direitos pelos simbolos.

 
At 12/6/09 04:38, Blogger Marcus #4 - Casão disse...

Conrado, há um movimento que acompanho, de torcedores COMUNS que prentendem se unir e cantar músicas novas para o Palmeiras.

A idéia do movimento não é criar mais uma organizada, mas apenas apoiar o Palmeiras e cantar durante o JOGO INTEIRO!!

A iniciativa começou no jogo passado e, em poucos dias, muita gente aderiu! As discussões estão muito bonitas!

A idéia é ocupar um lugar do estádio que fique "quieto", ou entre as organizadas.

Minha opinião pessoal sobre as músicas "de sempre" é são fracas em melodia e musicalidade. São gritos, praticamente, de 2 ou 4 frases que tornam-se repetitivas e sem-graça.

Enfim, menos nome de organizada, menos porco, MAIS PALMEIRAS, MAIS VERDÃO!!

 
At 12/6/09 07:41, Blogger Hard Rock World disse...

Não vejo sentido em torcida organizada.

Pra mim, se algum departamento do clube criasse um CD com cantospar a torcida, vendesse a preço popular, divulgasse nos meios palestrinos, seja na mídia palmeirense, no Palestra Itália, até na TV, esses torcedores da Mancha, TUP e Savóia ficariam em segundo plano.

É claro que a responsabilidade é da Diretoria, esta que deve, indubitavelmente, criar soluções para o benefício do clube de futebol.

 
At 12/6/09 07:42, Blogger Gaetano disse...

Conrado, acho que vale apena abrir essa questão para debate. É preciso colocar o nome do Palmeiras acima de qualquer facção torcedora. A impressão que se tem é que as torcidas estão mais preocupadas em marcar presença por sua representação do que propriamente por defender seu time de coração. Hoje talvez uma torcida organizada represente mais uma privada de frustrações pessoais do que ser uma voz de paixão pelo clube. Infelizmente podemos ver isso nos confrontos, sejam eles entre as próprias facções, sejam eles com torcidas adversárias. Isso mesmo, o que vemos, nas brigas não são rixas entre clubes mas entre torcidas, talvez até mais: entre revoltas contidas, extravazadas pelas dificuldades de vida e todo o tipo de carência. Já passou a hora de ter início um processo de re-educação. Pena que, para os jornalistas esportivos, dá mais ibope mostrar cenas de violência entre torcidas do que exemplo de bom comportamento como mostrados em alguns comentários, postados nesse tópico.

 
At 12/6/09 08:00, Blogger Fúria Verde disse...

Puts... assisti o último jogo contra o Vitória colado com a Savóia...

Até cover de Chaves os caras fizeram... Zoado demais!!

Eu acho que deveria ter um rodízio. Num jogo todas as organizadas cantam as músicas da Mancha, no outro as da TUP... E um canal pro torcedor comum participar também, mandando sugestão de música.

Mas infelizmente isso é difícil de sair do papel!

 
At 12/6/09 08:58, Blogger cafe&cerveja disse...

Como já diz o Sábio. A nossa torcida é dividida em duas partes.

Aquela que reclama do time

E aquela que reclama de quem reclama do time.

 
At 12/6/09 09:39, Blogger Patolino disse...

Esse e-mail me lembrou uma conversa q tive com meus priminhos, sempre ouvia eles cantando outras musicas, a minha pergunta foi quase a mesma e a resposta tmb, confesso q fiquei com raiva e muita, mas pensei, e cheguei a conclusão q realmente esta faltando alguma coisa, essa rachadura entre as organizadas na minha opinião é ridiculo, mas uma união seria dificil, mas e os "comuns" não temos garganta?? somos poucos?? não temos criatividade p criar?? precisamos cantar só o q querem q nós cantemos?? Então q comece uma "campanha" onde torcedores palmeirenses criem uma musica(letra,melodia,etc) e divulguem a tal, garanto se for legal pega e pega rapido, a midia palestrina é uma forte união entre os torcedores.

 
At 12/6/09 09:40, Blogger Gustavo disse...

acho que para iniciar esse processo , seria interessante que houvesse uma coordenação de uma pessoa através dos auto falantes .

 
At 12/6/09 09:56, Blogger vinicius disse...

Conrado,

Sou sócio do Palmeiras e membro da TUP, mas acima de tudo Palmeirense.
Infelizmente é essa a situação mesmo, e tenho que te dizer, que existe 1% de chance das torcidas se unirem.
A TUP é tradição, e a Mancha Verde é hoje mais numerosa e mais representativa no estádio. Esta última se enfraqueceu ultimamente devido ao banimento nos estadios.
A única música que as torcidas cantam em conjunto é o hino do Palmeiras, e olhe lá.
É uma guerra de egos muito grande
Lamentável essa situação, e quem perde é o Palmeiras como um todo.
Gostaria de ter uma solução, mas não vejo nada que una essas forças.
Não adianta vir com demagogia, as torcidas não se gostam mesmo.

Abraços aos amigos Palmeirenses.

 
At 12/6/09 10:08, Blogger Álvaro 8/80 disse...

um dos problemas, Conrado, é que tem gente que vai ao estádio e tem vergonha de cantar, fica batendo palmas, na hora do "Palmeiras, fiu fiu fiu" até grita, no "ole porco" (extinguam isso, pelamor do Palmeiras!) também sai alguma coisa, mas se é musica, tem vergonha, tem preguiça, ai não rola...

 
At 12/6/09 10:08, Blogger Ariosto Recco disse...

Conrado e amigos,

Eu estou em todos os jogos do Verdão, e tento me posicionar no que sobrou da arquibancada após a implantação da Torcida Visa, atrás do gol é um local não muito bom para assistir o jogo, e ainda temos que dividir com as organizadas. O pedaço que sobra da arquibancada após a torcida Visa é muito disputado, e ali se encontra (pelo menos nos últimos jogos) a PORKs que é outra pequena torcida organizada, que não faz tanto barulho quanto as grandes, e nem perto da pequena SAVOIA. Eu acredito que a força das organizadas é essencial para o time, apesar de não ser associado a nenhuma delas, e contra as brigas que elas já protagonizaram na história do futebol, acredito que a não existência dessas torcidas deixariam o futebol um pouco chato.

Independente do que está acontecendo com o clube, qual a fase do time, se esta ganhando ou perdendo elas estão lá, muitas vezes criticam, mas a maioria está para lá para incentivar a equipe. Sinto saudades das bandeiras balançando no Palestra, mas isso não volta, já que alguns dos torcedores organizados não sabem se comportar.

Além das músicas não cantadas pelas torcidas, temos um grande problema para o torcedor “comum” (como eu), se você está perto de alguma torcida e não canta, e por algum motivo reclama do time isso vira briga. Eu presenciei no jogo contra o Nacional duas grandes brigas de integrantes da PORKs com torcedores comuns, e no último jogo contra o Vitória brigas de integrantes da “banida” Mancha Alvi Verde com torcedores comuns que não cantavam. Onde será que isso vai parar ????

Teríamos que unir as forças das torcidas, quem vai ao estádio vê que as músicas são velhas, e que não são cantadas pelo estádio todo, e não só pelas organizadas. O setor Visa que você conhece bem, dificilmente canta. É o setor mais chato que existe dentro do palestra (uma opinião minha).

Seria ótimo se algo fosse feito, e que entrássemos em um consenso, o Palmeiras irá ganhar muito com isso.

Abrs

Ariosto – www.visaodetorcedor.com

 
At 12/6/09 10:11, Blogger José disse...

Concordo, em parte, com o rapaz aí da carta. Precisamos unificar, pelo menos nos cantos, a nossa torcida. Para que torne o Palestra Itália num verdadeiro turbilhão de pressão.

Abraço a todos!

 
At 12/6/09 10:37, Blogger Renato disse...

Engraçado que a galera do Panathinaikos não ta nem ai pro jogo de basquete...huahuahuuha deve ta todo mundo pensando qd eh a próxima rodada do futebol...

KKKKkkk mas pelo menos eles taum empurrando o time.

 
At 12/6/09 10:41, Blogger lsjk disse...

Pra resolver essa situação é necessário alguem fora das organizadas inventar um musica que seja facil de cantar e que não faça referencia a nenhuma organizada e sim ao palmeiras.... simples.. existe algum genio compositor ai??

 
At 12/6/09 10:45, Blogger lito disse...

COM CERTEZA, EXISTEM INTERESSADOS NESSE "RACHA" DE TORCIDAS. COMO TUDO NO PALMEIRAS É MAIS DIFÍCIL, ATÉ ISSO NOS INCOMODA. ABRAÇOS.

 
At 12/6/09 10:58, Blogger Forza Verde disse...

Esse vídeo é SENSACIONAL! Eu já tinha conhecimento e até conversei com alguns amigos que são da MV, da TUP e da AS, no intuito de que pudesse ser feito algo parecido com esse canto da torcida do Panathinaikos. Usar esse ritimo e essa interação e tal. Infelizmente não sei se rolará alguma coisa nesse sentido, o que na minha opinião é um tremendo desperdício e uma puta babaquice das organizadas. Eu mesmo disse amesma coisa a eles: "vcs não sabem a força que tem todos juntos, e ficam perdendo tempo com picuinhas". Mas né...fazer o que?

Conrado, "só a nível de curiosidade", hehe, aí vai a letra em grego e a tradução em português do canto da torcida do Panathinaikos:

Greek lyrics: In' ena horto magico, dhoste mou ligho ghia na pio, ton PAO mou na onirefto ke na fonaks' os to Theo: Panatha mou, se aghapo, san heroini, sa skliro narcotico, san to hashish, to lsd, ghia/me sena PAO mastouroni ol' i ghi, ol' i ghi. Panatha mou, Panatha mou, se aghapo, se aghapo, opou ki an pezis panda tha s' akoloutho, s' akoloutho, PAO edho, PAO edho, PAO eki, PAO eki, opou ki an pezis panda tha 'maste mazi, panda mazi.

Letra em Português: É uma erva mágica, me dê um pouco para provar, a sonhar com o meu PAO (PAO são as iniciais do Panathinaikos) e gritar até Deus: Meu Panatha, eu te amo, como heroína, como uma droga pesada, como haxixe, lsd, para ti, PAO, o mundo inteiro está drogado, o mundo inteiro. Meu Panatha, meu Panatha, eu te amo, eu te amo, onde quer que podes jogar eu sempre te seguirei, eu te sigo, PAO aqui, PAO aqui, PAO lá, PAO lá, onde quer que podes jogar nós estaremos sempre juntos, sempre juntos.

Abs.

 
At 12/6/09 11:11, Blogger Deny disse...

galera, meus 2 cents nessa história. apenas lembrando que sou um torcedor comum que vai de arquibancada, numerada ou visa, dependendo do bolso e não sou filiado a nenhuma organizada...

pra mim, o grande problema das organizadas, pior que a divisão dentro do estádio é a violencia fora dele, não estou generalizando nenhuma torcida, mas por menor que seja o incidente a imagem da torcida como um todo fica marcada como um todo...

e outra, uma grande fatia do problema tem nome, vamos ser claros e sem demagogia: TUP x Mancha, as nossas duas maiores torcidas brigando sem fim e cada um cantando uma coisa no estadio não ajuda em nada nem ninguem. no jogo contra o Nacional (no dia da infeliz declaração do luxa) estava na TUP e cantamos os 90 minutos sem parar apoiando o Palmeiras. quando o idiota falou que torcida do Palmeiras não apoiava eu queria torcer o pescoço do profexô.

pra não falar que eu estou culpando só as organizadas, os amendoins tb não colaboram, fica reclamando de qq passe errado, eu sei que com capixabas no time, é muito difícil não se irritar, mas se quisermos fazer do Palestra um Caldeirão, temos esquecer quem está jogando pelo Palmeiras e focar que QUEM ESTÁ JOGANDO É O PALMEIRAS! mais que gritar o nome de Marcos ou Pierre ou xingar o capixaba, temos que incentivar o VERDÃO

acabei de ver o site do La Forza, que se auto-intitula de movimento, esse apelo é forte. acho que seria um bom caminho para uma nova geração de torcedores surgir e quem sabe daqui um tempo (uns anos) esse estilo se torna a maneira mais envolvente de se torcer?

pq é ser muito otimista para essa queda de braço acabar no curto prazo, pelo que vimos até aqui. é muito interesse em jogo, ninguem vai querer ceder...

mas para mim, uma coisa está clara. o mundo ideal e a maneira correta de se torcer no Palestra era todo mundo torcer JUNTO, IGUAL e apenas para o PALMEIRAS!

vimos vários exemplo lembrados pelos amigos: panathinaikos, st etienne, boca e muitos outros...e pq não até gremio e inter?

passou da hora da torcida se unir e seria muito interessante uma voz se erguer e tentar criar esse movimento de unificação/mediação.

Ei jogadores, essa é uma tremenda oportunidade para vcs!!!! a torcida nao vai cobrar quando vcs jogam mal? pq vcs não "cobram" cantos novos, gritos de 100% do estádio? lancem esse desafio, quero ver se vai ter algum Palmeirense de verdade que não vai se esguelar no próximo jogo!!! Belluzo, diretoria: seria muito legal vcs incentivarem tb!

 
At 12/6/09 11:16, Blogger Bruno Theodoro de Aquino disse...

A cara não acho que essa organizada x organizada tenha culpa do que acontece atualmente no Palestra...

Por exemplo, no Flamengo fica um tiozinho escrevendo as letras no treino e depois sai distribuindo para toda a torcida, por isso cada jogo vc ouve uma musiquinha nova no Maracanã...

Se a torcida que se diz neutra quer cantar, alguém tem que puxar o bonde, e não precisa ser as organizadas...

Pq não distribuem letras ao invés de apitos na entrada do Palestra, e a "Voz do Palestra" podia puxar o canto ou qualquer outra pessoa..

A torcida do Palmeiras ficou muito Européia nos últimos anos.

 
At 12/6/09 11:39, Blogger Nicola disse...

Temos muitas músicas boas... Praticamente todas da Mancha. No Palestra a Mancha canta, a TUP tenta e a Savóia atrapalha. E o torcedor comum, que na minha visão cantaria também se houvesse uma maior organização, não sabe o que fazer. Eu particularmente fico ao lado da Mancha, cantando suas músicas... Mas vão me dizer que isso aqui não era um caldeirão?

http://www.youtube.com/watch?v=yHshGjn56wU

Tinha Mancha, TUP e Savóia do mesmo jeito... O que aconteceu? Botaram o Visa no lugar errado, deveria por esse sistema de venda pras cadeiras cobertas e descoberta e mais uma parte da arquibancada vermelha, e o resto, tinha que ser cimentão mesmo. Aumentam o preço do ingresso, o promotor e a PM perseguem nossa maior organizada descaradamente... É isso que acontece.

Agora o cara vir dizer que a torcida do Palmeiras não tem músicas? Legal é aquela "vamos passar batom" do SPFW, né? O Santos também deve ter um monte... E se for pra comparar com os gambás não tem tantas músicas boas a mais que nós não.

"Ole, olee... Eu canto eu sou Palmeiras até morrer!"
"Ô meu Palmeiras minha vida, a razão do meu viver..."
"E dá-lhe dá-lhe porco!"
"Sou torcida que canta e vibra..."
"Vamo ganhar porcoo..."
"Eee, Palmeiras minha vida é vocêe.."
"Hino + Palmeeeeiras"
"Oleee porcooo"

São as principais... É pouco?

Aposto que esse cara aí nunca levou o filho no estádio.

 
At 12/6/09 11:59, Blogger Jota disse...

Fantástico, o vídeo é emocionante mesmo para quem como eu acha que eles estão falando Grego.
Sobre nossos cantos é fato que não temos os melhores e a divisão das organizadas é só um dos fatores que leva a isso.
Mas algo deve ser feito, e esta questão nunca deve ser deixada de lado, a festa que o amigo participou e viu as crianças cantando outras coisas já um motivo mais do que suficiente.
Que tal um pequeno concurso via internet mesmo, pode aparecer muita coisa boa.
Hoje a Sávoia esta no meio fisicamente, quem sabe eles não conseguem intermediar uma conversa sadia entre Mancha e TUP.

 
At 12/6/09 12:21, Blogger Edd disse...

Penso que uma ação motivadora poderia partir do Departamento de Marketing do Palmeiras. E nada de cantar sobre drogas, violência ou afins.
Abraços.

 
At 12/6/09 12:59, Blogger Marcelo disse...

Eu acho que precisávamos que o locutor fizesse interação com a galera do estádio, estilo as Cachorras do Nordeste fazem, mas claro que do nosso estilo.

Acho o grito de guerra que o Pierre puxa no vestiário FENOMENAL - aquele do comercial da ADIDAS - o locutor podia puxar isso da arquibancada e a galera responder. Daí e só incendiar e arrebentar um "Olê Porco" por 2 horas seguidas na cabeça de quem vir jogar contra a gente. Desse jeito, não há quem aguenta...


Ferraresso

ps - concordo que músicas que exaltem torcida organizada já deu o que tinha que dar. Exaltemos o PALMEIRAS, pois esse sim é importante...

 
At 12/6/09 13:01, Blogger Marcelo disse...

Bruno Theodoro de Aquino:


Discordo quando você diz que a nossa torcida ficou européia.

Fui num jogo do ARSENAL esse ano em Londres e até eles que são famosos por não serem uma torcida quente, entoaram vários cantos diferentes. O Van Persie por exemplo tem música própria!

Se a gente tivesse nesse pique tava bom...


Ferraresso

 
At 12/6/09 13:03, Blogger afix disse...

Poderiam usar a figura do Marcos para liderar a renovação dos hinos da nossa torcida (usar apenas o carisma do marcos, porque o gosto musical dele é para poucos, muito poucos).

O Marcão poderia ser pota-voz, apolítico (longe das organizadas), para a congregação do Palmeiras e sua torcida. E que resgatem o Periquito.

 
At 12/6/09 13:21, Blogger DUK13 disse...

Acredito que nós os Palmeirenses constituimos realmente uma espécie a parte da sociedade.
Nunca vi coisa igual, o objetivo desses que se dizem organizados não é torcer pelo Palmeiras,mas sim torcer por uma torcida em especial.

Temos "manchistas", temos "TUPistas", "Savoiistas"...

Isso é um absurdo, pobres coitados daqueles que se diexam levar como massa de manobra.
Aqui cabe uma pergunta simples:
Quem ganha alguma coisa com essa separação?
No meu ponto de vista os únicos a ganhar algo são os diretoresd dessas entidades, pessoas que usam da maioria para ter algum tipo de proveito. O Pior é que eles se julgam os "verdadeiros e únicos" Palmeirenses. Muitos são marginais, e aqui não estou generalizando pois sei que muitos são pessoas de bem que acabam por ser usados pelos marginais.
Pra finalizar deixo uma opnião:
Só deve existir um torcida: a torcida do Palmeiras.

 
At 12/6/09 13:26, Blogger NETO disse...

caramba chaga arrepiar...legal mesmo

 
At 12/6/09 13:31, Blogger RDFazio disse...

Cara, eu venho dizendo isso a tempos, não concordo que o problema no Palestra seja o visa ou a numerada, ainda q eu sempre fui frenquentador de arquibancada, posso dizer que tem muita gente na bancada que tb não canta, pq fica até dificil, uma torcida canta uma coisa e a outra se cala ou canta diferente, nessa hora o torcedor comum não sabe o que cantar.

Quanto aos torcedores comuns tentarem puxar alguma música é dificil tb, pois falta organização para isso e além do mias eu já presenciei grupos de torcedores sendo ameaçados por uniformizados quando esboçaram algo do tipo.

Então fica muito dificil. Na real eu acho que enquanto tivermos duas torcidas uniformizadas fortes e grandes nunca sanaremos esse problema.

como disse o amigo aqui em cima:
A nossa torcida é dividida em duas partes.

Aquela que reclama do time

E aquela que reclama de quem reclama do time.

 
At 12/6/09 13:44, Blogger PC disse...

Há algum tempo defendo, numa lista de discussão, a contratação de um compositor de jingles. A ideía é simples: encomenda meia-dúzia de músicas de letras simples e melodias fortes, porém agradáveis. Distirbui-se as letras das musicas na entrada do estádio e, antes do jogo começar, ensaia-se os cantos puxados pelo alto-falante. Aí é só deixar a química e o feeling da torcida para saber a hora certa de entoar cada canção.

*o tema do post refere-se, mais ou menos, ao que o Luxemburgo quis dizer a respeito das torcidas do inter e do sport.

PC

 
At 12/6/09 13:50, Blogger João Paulo disse...

Conrado, por coincidência eu fiz uma versão para essa música exatamente essa semana, e enviei pro Movimento Popular La Forza.
INDEPENDENTE de ter mandado pra eles, eu acho que a letra ficou boa, e que a música poderia ser adotada. Gostaria de saber a sua opinião:

Ooooooooh!
Meu amado Porco!
Ganhando ou perdendo
Estou contigo!

Meu Palestra, vai explodir
De tanta gente te apoiando até o fim
E no campo, nosso time
Vai dando show e mostrando o que é vencer! (O que é vencer!)

A torcida, vai abalar
Com tantas vozes inflamadas a gritar!
E o meu Palmeiras, vai vencer
Mostrando a todos o que é torcer até morrer (Até morrer!)

Oh, meu verdão! (Oh, meu verdão!)
Bora atacar! (Bora atacar!)
Eu vim aqui na certeza de apoiar!

Nosso grito (Nosso grito!)
Vai estufar! (Vai estufar!)
E em pleno estádio a torcida vai vibrar!

 
At 12/6/09 13:50, Blogger PC disse...

Escrevi meu comentário antes de ler os demais. A idéia é idêntica a do Bruno T. Aquino.

PC

 
At 12/6/09 13:51, Blogger Claudio RK disse...

Off-topic da Libertadores:

A Conmebol definiu que o equatoriano Carlos Vera apita Nacional x Palmeiras.

Nessa Libertadores apitou 7 jogos (lista abaixo), e também apitou Bolívia 0 x 1 Venezuela sábado passado. Considerando que foi sua estreia nas Eliminatórias, e que ano passado só apitou 2 jogos chochos da Libertadores, percebe-se que é um árbitro em ascensão (o que condiz com sua idade, faz 33 no fim do mês) e que ainda não apitou um jogo da importância desde de quarta que vem. Não gostei - mas também não acho que é isso que definirá o classificado.

Neste fim de semana apitará o "Clásico del Astillero", a partida mais importante do Equador, entre Emelec e Barcelona. Será a quarta vez que ele comanda esse jogo. Há dois anos, foi mal e pegou 10 jogos de suspensão. Esperemos que ele tenha melhorado...

Jogos que apitou:

Universidad San Martín 1 x 3 Grêmio (oitavas de final)
Indep. Medellín 0 x 0 Defensor
Indep. Medellín 2 x 1 SPFW
Caracas 2 x 0 Chivas
Lanús 1 x 1 Caracas
Boyacá 3 x 0 U de Chile
Universitário 2 x 1 Libertad

 
At 12/6/09 14:02, Blogger André disse...

Penso que, talvez, seria o caso de uma intervenção da diretoria do Palmeiras junto às torcidas organizadas, com o intuito de convencê-las a uma união, a fim de tornar o Palestra um caldeirão de fato.

Acho que só assim mesmo, porque, pelos comentários do pessoal que conhece mais as organizadas, elas não se unirão sem que haja uma mediação.

Seria bom o Beluzzo fazer isso, já que ele é mais próximo da torcida, vide o jogo contra o ixpó na ilha.

 
At 12/6/09 14:12, Blogger Marcelo Marchezini disse...

Tem que distribuir folheto com as músicas mesmo. Até aquela da taça libertadores muita gente canta errado.

Mas excelente post. Tem que unir Mancha e Tup e dar uma boa melhorada nas músicas. Por favor, pelo Palmeiras.

 
At 12/6/09 14:16, Blogger luiz penchiari disse...

mandem menbros da TUP e da mancha para fazer um estágio na Bombonera e aprender como cantar e incentivar o time O TEMPO INTEIRO

lá não há disputa de vaidades entre torcidas e praticamente não existe uma organizada, pois todos torcem tão apaixonadamente que nã precisa de organizada.

Diz a lenda na argentina que o time do coração não deve ser vaiado NUNCA, e eles seguem isso à risca.

as torcidas brasileiras são um lixo perto das torcidas argentinas.

 
At 12/6/09 14:38, Blogger Felipe Girardi Vaitsman disse...

Conrado, alguns torcedores estão criando um movimento, uma torcida popular, com o intuito de enaltecer o Palmeiras e apenas o Palmeiras, cantando e incentivando os 90 minutos de jogo.
Se você quiser saber mais visite o site www.laforza.com.br e/ou a comunidade do orkut http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=90617747

Ta bem legal o projeto e espero que de certo

 
At 12/6/09 15:04, Blogger Álvaro 8/80 disse...

a questão, além de ter letras novas, é ter unidade, não adianta pedir músicas novas, a mancha elabora 3 com 20x a palavra mancha e 2x Palmeiras, a TUP faz outra que ninguém vai pegar, a Savóia arruma outra... e continua a mesma coisa...

Não dá mais para aguentar a "Ole Porco" é triste essa, muito batida...

Mas o estádio precisa cantar junto, as pessoas que vão às numeradas estão mais preocupadas em xingar o Luxemburgo, o pessoal do Visa tem preguiça de cantar, ai fica muito, mas muito difícil...

 
At 12/6/09 15:21, Blogger Nicola disse...

Alguma organizada do Palmeiras podia adaptar esse ritmo aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=GnLQdB-t0Rg

Que acha Conrado?

 
At 12/6/09 16:38, Blogger Sergio Mendonça disse...

Aos amigos palmerenses, em primeiro lugar hoje voces só vão com a camisa do PALMEIRAS em classicos hoje, em virtude das torcidas organizadas terem lutado por este direito na decada de 80. Se não sabem as histórias perguntem a quem tem mais de 40anos e sempre acompanhou o PALMEIRAS. Infelizmente o PALESTRA não é mais um calderão que levava o time a vitórias incriveis ou até a recuperações fantasticas. Já vi nossa torcida calar o Maracana contra o Flamengo e Morumbi contra os gambas, sempre unida em pró do time. O senhor Vanderli realmente é um cara esperto, conseguiu distorce a sua incampacidade profissional demonstrada no jogo contra o Nacional, culpando e nosso torcida e por incrivel que pareça foi feliz. O que temos de fazer e comparecer no jogos do PALMEIRAS, incentivar, criar uma força positiva que passe para nosso time e amedrontem os adversários. Só reclamar de tudo como tenho visto, não leva a nada...

 
At 12/6/09 16:48, Blogger Palmeirense disse...

Desculpe, mas a Mancha possui diversas músicas boas e que não citam o nome dela.

Inclusive no jogo contra Vitória, o 1º tempo a Mancha praticamente só cantou músicas que não possuia seu nome. Creio que pelo menos até os 30 minutos a única que cantou que tinha o nome era "Sou Palmeiras, a Mancha é guerreira".

Mas sabe o que é engraçado, é que como tava sem bateria, enquanto cantavamos dava para perceber que só a Mancha cantava e o resto da torcida ficava quieta (a torcida só começou a cantar mesmo depois do primeiro gol do Vitória).

então queira me desculpar mas isso de que torcida A só canta música com seu nome é UMA GRANDE BABAQUICE. É uma desculpa dada pelos torcedores do Palmeiras, que EM SUA MAIORIA não cantam porra nenhuma, só quando o time faz gol ou chega perto do gol.

E quanto a meninos ficarem cantando músicas de outras torcidas. Deve ser porque os pais deixam as crianças ver jogo do Corinthians, do São Paulo na Globo, e essa maldita emissora fica colocando legenda das músicas. E na do Palmeiras, eles só colocam legenda na parte do "Ole Porco", e não no resto da música.

Mas, tenho um fato que vai contra a essa histórinha ai das crianças cantarem músicas de outras torcidas. Um dia depois do jogo São Caetano x Palmeiras, aqui em São Caetano, eu ouvi os mulequinhos da rua aqui cantando aquela música da TUP "e bebo todas que vier".

Ué, então porque os muleques daqui sabem a música de uma de nossas torcidas, e os mulequinhos do buffet não sabem? Deve ser porque devem ir de Espaço Visa, numeradas aonde não dá para pegar direito as músicas, e que o pessoal lá só fica cornetando. Se ficassem na arquibancada junto de uma de nossas torcidas, esses muleques saberiam, assim como os da minha rua sabem.

É isso, não queria me alongar muito. Mas as desculpas que os amendoins palmeirenses dão para não cantar enchem o saco. Eu sou da Mancha, e mesmo antes de me associar eu já cantava músicas que tinham o nome da Manhca na letra, não tem porque não cantar, nunca vi problema nenhum, até porque se analisar as letras vão ver que em todas o Palmeiras é o personagem principal.

 
At 12/6/09 16:55, Blogger Evandro disse...

Concordo,

Acho que a torcida tinha que se juntar.
Enche o saco ver TUP e Mancha de cara virada. Parece briguinha de casal e chega a ser ridiculo.

Mas como infelizmente as organizadas, muitas vezes é 1 que fala e 50 "bobos da corte" que ouvem e não tem nenhum atitude decente.....
Veja, não estou generalizando, mas já foi o tempo em que as organizadas eram organizadas e faziam alguma diferença para o time em campo e muito mais para os adversários.
É por isso que os oponentes perderam o medo de jogar na nossa casa.
Vez ou outra ainda dá certo, mas...tem que atualizar a coisa.

 
At 12/6/09 17:00, Blogger Marcos disse...

Conrado,

Concordo 300% com o leitor. Ele está certo e acredito que muitos sentem a mesma coisa, ainda que não falem.

Eu e meu irmão já comentamos isso umas 500 vezes no estádio. Por orgulho, vergonha ou qualquer outro motivo, o parmerista pode até não querer tocar no assunto, mas é um fato.

Concordo que não devemos aqui discutir a existência ou extinção das organizadas. Isso já foi amplamente discutido em outros posts, por motivos mais contundentes e oportunos.

Minhas impressões:

> Os torcedores do Palmeiras NÃO SIMPATIZAM com a Mancha Verde. E essa é nossa maior torcida "organizada". Ou seja: ninguém tá muito a fim de seguir o que eles dizem.

> A Mancha, por sua vez, parece mais preocupada em cantar seu próprio nome (de uma forma ou de outra) do que falar do Palmeiras. Tipo "o Palmeiras é legal, mas nós somos do caralho".

> É mais fácil o inferno esfriar do que as torcidas se unirem. Esqueçamos isso.

> Dizer que "Palmeiras minha vida é você..." ou "vamô ganhar Porco..." são cantos legais é uma piada. São desanimados, não dizem nada e não conseguem empolgar nem a própria torcida. Imagine os jogadores...

> O torcedor do Palmeiras é mais crítico do que a maioria. Quer o time jogando sempre bem e bonito. Para boa parte dos Parmeristas, a vitória magra e suada por 1 X 0 jogando no Palestra, beira o mal resultado.

O que podemos fazer?

Sigo com minhas impressões:

> O Departamento de Marketing do Palmeiras deveria assumir essa bucha e "mudar" a torcida no Palestra.

> Os cantos legais, realmente fortes, empolgantes (que se pode gritar a plenos pulmões) devem ser criados e ensinados ao grande público.

> Com pessoas criativas, vindas das arquibancadas ou com conhecimento do comportamento de torcedores europeus e sul-americanos, é perfeitamente possível desenvolver cantos espetaculares.

> O Mkt do Palmeiras deve trabalhar com monitores contratados (ou voluntários) espalhados estratégicamente nas arquibancadas. Essas pessoas ensinariam tranquilamente as pessoas a cantar e fazer coreografias.

> Se é impossível unir as torcidas, é perfeitamente possível "tirar" das torcidas seus melhores integrantes (em todos sentidos!) e colocá-los para trabalhar a favor do Palmeiras. Em seu Depto. de Marketing. Assim o projeto ganharia corpo e o plano se torna ainda mais exequível.

> Com simpatia e empolgação, os "coordenadores de arquibancada" não teriam dificuldade em ensinar a todos nossos novos e poderosos cantos. E mais: a importância em empurrar o time o tempo todo.

> As pessoas podem aprender os novos cantos pela internet (através de uma nova seção do site oficial do Palmeiras), ou através de panfletos, alto-falantes ou ensaios dentro do clube.

> Com essa "nova ordem" as organizadas podem continuar fazendo o seu papel. Mas aí nós veríamos se eles estariam, mesmo, dispostos a empurrar o Palmeiras ou se prefeririam seguir em seus mundos, com seus objetivos.

Em minha opinião, a mudança de atitude e resultados é perfeitamente possível, mas o Palmeiras deve comandar tudo através de seu Departamento de Marketing, com a participação dos torcedores.

Desculpem se fui muito longo.

O que acham?

Abs,

Marcos

 
At 12/6/09 17:18, Blogger Senna disse...

Criar um novo movimento vai dividir ainda mais...

 
At 12/6/09 17:41, Blogger Beiço disse...

Discordo principalmente quando se diz que a torcida do Palmeiras não tem músicas contagiantes.

Pô, a música "A Taça Libertadores Obsessão" é mais do que contagiante, letra e ritmos perfeitos.

A "Meu Palmeiras, minha vida, a razão do meu viver", ritmo da Asa Branca, também é fora de série.

Há outras excelentes como "Palmeiras minha vida é você", etc.

Pra mim, a rixa da MV X TUP é sim um problema. Mas o maior problema mesmo é a numerada e o Setor Visa que, em sua maioria (sem generaliza, né) não cantam nunca, só quando o time está ganhando ou pressionando.

Mas, se o papel da torcida é empurrar o time, de que adianta cantar só quando já está ganhando?

Enfim, a torcida do Palmeiras tem músicas ótimas e fz MUITO mais pressão que a torcida do Santos e dos bambis. É só ver os relatos dos jogadores adversários quando jogam no Palestra.

O problema é quando a numerada e o setor visa resolvem fazer pressão contra o próprio Palmeiras..

 
At 12/6/09 18:03, Blogger Álvaro 8/80 disse...

essa do River achei muita gritaria, com todo respeito ao amico Nicola...

 
At 12/6/09 18:31, Blogger Kleber Eduardo disse...

Acho que muito disso se deve ao jeito de ser do palmeirense, podem até discordar de mim, com todo o direito, mas assim como a "cornetagem" parece ser algo do palmeirense, o mesmo vale pra um certo jeito de ser "do contra" da nossa torcida, o que acaba implicando em ser do contra entre nós mesmos...

ai começam os "torcedores comuns", que não vão com a cara dos "organizados" (que não se entendem entre eles), que não suportam "o pessoal do Visa", que não gostam dos "amendoins", e por ai vai

Eu acho que a diretoria deveria sim tomar uma atitude, no sentido de fazer todos entenderem que somos igualmente palmeirenses, esse entendimento deveria ser o primeiro passo, ai sim partindo pra ações como uma musica que toda torcida se identifique, ou algo assim, pois acho que essa questão do racha da torcida palmeirense é bem clara.

 
At 12/6/09 18:34, Blogger Eder Mancha Verde ABC disse...

CONRADO EU FICO PROFUNDAMENTE TRISTE COM ESSAS DISCUSSÕES POIS TEMOS UMA TORCIDA ALIENADA. ALGUEM JA FALOU BEM DA TORCIDA DO PALMEIRAS NA TV??? EU SOU SUSPEITO EM FALAR ALGO POR SER DA MANCHA VERDE DESDE 1998 QUANDO DESDE EU TINHA 14 ANOS E FREQUENTO ATÉ HOJE. ME DIGAM QUAL TORCIDA DE TIME É UNIDA? A GAVIOES NAUM FICA JUNTO COM A CAMISA 12 NEM COM OS TORCEDORES COMUNS E NEM COM A PAVILHÃO 9 ETC. A RAÇA-FLA E A JOVEM-FLA TEM ATÉ ENTRADAS DIFERENTES NO MARACANÃ PARA NAUM SE MATAREM ENTRE SI. A DRAGÕES DA REAL USA ATÉ VERMELHO PARA NAUM SER IGUAL A INDEPENDENTE. A MANCHA E A TUP NUNCA BRIGOU O QUE HOUVE FOI DESENTENDIMENTO PESSOAL POR PROBLEMAS INTERNOS DA DIRETORIA DE AMBAS (QUE JA FOI RESOLVIDO POR SINAL). PARECE Q TEMOS A PIOR TORCIDA DO MUNDO EM TODOS OS QUESITOS. SEJAM OS AMENDOINS, AS ORGANIZADAS O SETOR VISA DO PALMEIRAS É UM ALVO CONSTANTES DE CRITICA. PQ NA TV OU NA MIDIA NAUM FALAM MAL DO SETOR VISA DOS BICHAS? OU PQ NAUM FALAM QUE A JOVEM-FLA JA MATOU INTEGRANTE DA RAÇA-FLA? EU VEJO A MANCHA COMO A PEDRA NO SAPATO DO QUE ESTA ERRADO NO PALMEIRAS E APOIO TODOS OS PROTESTOS E TUDO QUE FOI FEITO ATÉ AGORA. E EU ACHO A TORCIDA DO PALMEIRAS FUDIDA AS MUSICAS SAUM LOCAS, OS JOGADORES SEMPRE TEM O NOME CANTADO ANTES DOS JOGOS E ETC. A NOSSA FESTA É LINDA NO ESTADIO MESMO ESTANDO PROIBIDA E SE ALGUEM ACHAR Q EU ESTOU ERRADO ME FALE UM CASO DE UMA TORCIDA UNIDA NO BRASIL. FRANCAMENTE A NOSSA TORCIDA É FODA, EXIGENTE POR NATUREZA PQ SOMOS OS MELHORES DENTRO E FORA DE CAMPO.

 
At 12/6/09 18:37, Blogger brunobatera2009 disse...

A nossa torcida teve uma grande fase em 2003 na série B. o estádio inteiro cantava, o clima ficava sensacional!!!

 
At 12/6/09 18:43, Blogger A. Costa disse...

Conrado!

A sintese de tudo isso foi a entrevista dos jogadores do cruzeiro na última quinta....segundo eles cruzeirenses.."...é só fazer um gol no Palmeiras no Palestra e a torcida já vai jogar ao nosso favor..."...

Um absurdo ouvir isso, mas é a pura verdade...

Deixem para criticar ao final do "prélio", mas durante, é sucumbir ao nosso próprio orgulho!

Abraço a todos!!!

 
At 12/6/09 19:27, Blogger mcachiello disse...

Excelente Post.

Infelizmente, a Mancha Verde, a qual é uma potência e referência para TODOS os torcedores, especializou-se em criar músicas estúpidas e sempre utlizando o Ode ao PORCO.

A TUP é fraquinha, e tenta imitar torcidas argentinas e gaúchas...E a Savóia è minùscula.

A verdade é que a Mancha Verde`é muito mal dirigida e nao sabe mais fazer seu marketing e liderar a ajuda ao time do Palmeiras.

Esse negócio de PORCO já encheu o saco, só a Mancha que nao percebeu isso por ter se tornado infelizmente uma torcida retrógrada.

Para resolver, só se a Diretoria de Marketing do Palmeiras e o Belluzo reunissem todos esses porras e dissesse:

- Vamos parar com todas essas babaquices de Porco e catos diferentes...AQUI É PALESTRA PORRA ! VAMOS CANTAR TODOS JUNTOS CÂNTICOS EM HOMENAGEM AO PALMEIRAS E PONTO FINAL.

 
At 12/6/09 19:50, Blogger Marcos disse...

Apoiado! E chega de "Porco"! É porco em todos os gritos!
Kleine

 
At 12/6/09 20:16, Blogger Julian disse...

Olá Conrado,

A impressão que tenho quando vou ao estádio é que o "estadio todo" só canta, quando é a mancha que puxa o coro. Caso somente a TUP cante, o estadio não segue. È como se a mancha fosse a "lider". A savoia por exemplo, mesmo que tente puxar, quase ninguem vai no embalo. Independemente de como as organizadas lucram etc, acho que pelo menos uma delas é fundamental para puxar o grito. Duvido que na ausencia delas, o setor visa ou a propria arquibancada "comum" conseguisse puxar algum grito, levar baterias, bexigas etc.

Aquela torcida que surgiu "la forza" (laforza.com.br) parece querer mudar isso. Pelo menos no ultimo jogo contra o Vitoria, não percebi "nada demais". Vamos torcer pra que essa iniciativa de certo....

 
At 12/6/09 20:18, Blogger Marcelo Mendez disse...

ninguem canta pq as musicas são ruins, letra fraca e melodia tediosa, precisamos de profissionais pra desenvolver letras sem nome de torcida e que sejam legais de cantar, menos repetitivas... sei lá... rs

abraços!!

 
At 12/6/09 22:06, Blogger Nicola disse...

Que isso Álvaro, tranquilo... Foda é vir nego aqui que deve ter ido em jogo umas 2 vezes na vida, e ficar cornetando a torcida do Palmeiras.

Como eu já disse, eu canto com a Mancha. Se ficassem cantando "Palmeeeiras" o jogo inteiro eu cantaria também. O penúltimo paragráfo desse texto que o cara escreveu pro Conrado é simplesmente lamentável. Logo de cara você vê que o cara não frequenta estádios, basta comparar a torcida do Palmeiras com qualquer uma outra do Brasil que você vê que a nossa, apesar de alguns problemas levantados aqui, é uma das melhores. Concordo com o que o Eder disse.

é só fazer um gol no Palmeiras no Palestra e a torcida já vai jogar ao nosso favor

Engraçado, no último domingo o Palmeiras levou um gol logo no começo do segundo tempo, e só foi empatar depois de uns 20 minutos. Justamente quando a torcida começou a cantar mais... Isso porque a Mancha está praticamente barrada, nem com bateria está entrando no Palestra.

 
At 12/6/09 22:38, Blogger pgquintino disse...

Torcida...não dá mesmo para contar com as organizadas do palmeiras...tambem já presenciei momentos constrangedores com nossos pequenos torcedores cantarolando cantos dos galinhas, o que falta é canto legal de gritar, as organizadas não cantam...então esta com a gente. Este grito Horta Magiko esta na boca da torcida do Fluminense, vamos fazer uma versão Alvi-Verde.

 
At 12/6/09 23:11, Blogger paulo.cassaro disse...

Meu DEUS quanta MERDA !!!! hein.
Me desculpe Conrado sou fã do parmerista leio todo dia mas hoje os palmeirenses c superarão hein.
PAREM de botar a culpa na tup e na mancha isso não tem nada a ver frequento estadio de futebol desde 1978 e posso falar a torcida do PALMEIRAS sempre foi fanatica pelo PALMEIRAS o q acontece é q depois da era parmalat o PALMEIRAS passou a não mais ganhar e nem disputar titulos só voltando agora na gestão D.MONNICA/BELUZZO. Ou seja nossa torcida c tornou muito mais critica e acida em relação ao nosso time.
agora uma pergunta: e quando a arena estiver pronta como vai ser uma arquiba vai custar no minimo 50 paus e é evidente q este tipo de torcedor não é acostumado a cantar e fazer festa.

 
At 12/6/09 23:33, Blogger Sergio Mendonça disse...

Aos palpiteiros de plantão, esta na hora de mostrar que realmente torcem para o PALMEIRAS.Domingo tem jogão contra o Cruzeiro no Palestra. Dia 17 precisamos da força de todos no Estádio Centenario, quem não puder ir, no dia 18 tem semi-final do futsal em São Roque, as 20:00hs, sábado tem Arena da Baixada, contra o Atlético/PR e futsal 2º jogo em Jundiai, também as 20:00hs. Deixem de fazer criticas e incetivem nosso PALMEIRAS, cada um dentro de suas possibilidades. Mas comparecam, incentivem nossos atletas. Gritem e torcam cada um na sua, mas SEMPRE PELO PALMEIRAS.Depois escrevam aqui em que jogos estiveram só para constar... ... ...

 
At 13/6/09 01:06, Blogger blog do Paulinho disse...

Conrado

Acho que isto é uma característica da nossa torcida, você mesmo outro dia disse que somos torcedores bipolares, este é o nosso jeito de ser, este é o nosso jeito de torcer, este é o nosso jeito de amar o Palestra.

Não se pode comparar a torcida do Palmeiras com a torcida da imundície, por exemplo, aqueles excrementos são como gado, não pensam por isto o que a torcida da marginal faz, toda gentália vai atrás.
Já com a bicharada ( sábado é o dia delas né) é diferente elas não torcem, vão apenas na modinha, fazem para se exibirem umas para as outras, não tem censo crítico, nem comprometimento algum.

Agora com nós é diferente, somos italianos, lembre-se que a Itália é exatamente assim, cada região ou cidade rivaliza com a outra, tanto que em a Itália somente virou um país unificado em meados do século XIX.

Então, Conrado acredito que sempre será assim, a Mancha pensa e vê o Palmeiras de uma forma , a TUP pensa de outra forma, assim como o amendoim, e agora o pessoal do Setor Visa, cada um pensa e ama o Palmeiras de uma forma.

Talvez ai esteja nossa diferença e superioridade em relação ao resto, PENSAMOS, não somos gado como os excrementos da imundície, e AMAMOS O TIME QUE TORCEMOS, não encaramos o time como uma modinha, como as bibas fazem.

Este é o nosso jeito de ser, não tem como comparar com nada, nem com ninguém

Abraços

Paulo

 
At 13/6/09 03:59, Blogger Wagner Henrique disse...

NOSSA!!!!, eu já tava aqui cantando junto com os gregos, fantastico!!!!....tem uma musica da torcida do Inter/RS que é muito loka, a parte de baixo inteira da arquibancada pula e canta junto.... Sobre a torcida do Palmeiras, já cansei de ver 2/3 musicas cantadas ao mesmo tempo, só se juntam no hino, no "vamos ganhar porco" e "olé porco",.... sobre a musica da "Libertadores obseção", parce que nunca ganhamos a Libertadores, ou titulo qualquer, tem aquela frase "Daria a vida inteira para ser campeão"...para!!!, por acaso estamos na fila???.... nos temos história,linda por sinal, titulos, isso é musica feita por um mulekes de 15 anos morrendo de inveja dos bambis e sua história suja... nem em 93, com 16 anos de fila, não tinhamos musicas tão deprimentes como esta... Até nos da torcida perdemos a cofiança, o orgulho.... temos que cantat "Daria a Vida Inteira Para Ser Campeão".....Alguem contrata um cara de 50 anos, é esse sim saberia que musica fazer sobre o Palmeiras

 
At 13/6/09 04:52, Blogger Marco disse...

Para mim as torcidas organizadas são um lixo. Apesar de concordar que algumas vezes elas fazem festas lindas, o custo-benefício delas é péssimo.

Vou contar um caso que aconteceu comigo antes do setor Visa. Em um jogo do Verdão, casa cheia, eu estava perto do centro do campo, juntamente com torcedores comuns, ou melhor, civilizados. Ao meu lado estava uma família com uma criança de uns 10 ou 12 anos, tinha uma senhora de idade também. Lá pelos 15 minutos de jogo chegam os "torcedores" da TUP, atrasados. Parecia um arrastão. Os lindões começaram a abrir espaço na marra no meio do pessoal que estava lá e só faltou realmente agredir os outros torcedores. Após os lindões estarem acomodados, eles começaram a xingar quem não estava cantando com eles. Começaram a xingar e ameaçar o menino que estava com a família do meu lado (que por sinal já estava toda espalhada). Ou ele aprendia a música e cantava com eles ou ele ia apanhar. Na verdade acho que eles nem viram o jogo, pois eles estavam mais preocupados em encher nosso saco que ver o Palmeiras jogar. Muitos deles estavam de costas para o campo.

No intervalo os torcedores civilizados acabaram indo para atrás do gol pois não dava mais para aguentar. Que maravilha não? Qual a vantagem de termos essas organizadas? Por isso que eu gosto do setor Visa. Tem que colocar os caras num cercadinho mesmo e deixar eles se matarem por lá.

Quanto à música do Panathinaikos, os caras realmente transformam o estádio num caldeirão, mas a letra é péssima!


Eu já tive a oportunidade de assistir à jogos do Lyon e a torcida deles também é sensacional.

Tem um maluco com um megafone, na beira do campo, virado para a torcida que não pára um minuto sequer. Ele fica puxando as músicas e incentivando a galera a gritar. É muito legal mesmo!


[]'s

 
At 13/6/09 08:00, Blogger rob disse...

É impressionante como a CBF beneficia o time do jardim eeleonor. Marcaram o jogo delas no sábado, para poderem estar na parada Gay no domingo.

 
At 13/6/09 10:16, Blogger Fernando Miller disse...

Imaginem o Palestra Itália lotado cantando o refrão abaixo,que poderia ser cantado ao som de Ó Sole Mio ( ou seja,algo que de cara remete às origens do clube e de grande parte de sua torcida):
"As minhas cores,
São o verde e branco
Da minha camisa,
Meu sagrado manto.
Eu canto e vibro,
Para te louvar
Nada é mais bonito
Que vê-lo brilhar
Ah meu Palmeiras,
Eu te amo tanto,
O Palestra Itália
Vibra com meu canto
Palmeiras,
Campeão ou não
É sempre o primeiro
Em meu coração"
Acho que essa música faria frente aos melhores cantos da torcida do Flamengo,essa sim sempre à frente de todos nesse quesito.

 
At 13/6/09 10:55, Blogger PC Crusca disse...

Falaram de um gênio pra compor uma música...

Mas um gênio já compôs uma música ótima pra torcida cantar.

E faz muuuuito tempo.

É que a galera não tá afim mesmo...

Moacyr Franco - O Amor é Verde:

http://www.youtube.com/watch?v=ABWwv-PEGzM

Quer música mais bonita que essa?

A nossa torcida inteira cantando deixa esses gregos aí no chinelo!

 
At 13/6/09 11:39, Blogger Flávio disse...

fala Conrado..

Cara, vou deixar aqui uma experiencia que tive ano passado.
Além do Palmeiras torço tb para o Avai, time da minha cidade. E o arqui rival é o figueirense.
Então - ano passado levei um amigo no jogo figueirense x gremio.FIcamos bem no meio de onde estava alguns integrantes da Geral gremista, que se baseia na torcida do boca.
A geral é composta por várias organizadas do gremio, que logicamente perderam força com a criação da Geral gremista. Aprendi os 3 cantos e cantei o jogo inteiro. Até hoje não me esqueço, tinha um cara no meu lado que não deixava ninguem parar de cantar, o cara era tão fanático que chorava qndo o gremio fazia o gol. Não tenho duvidas que ele ganha uma grana da diretoria, ou eles bancam a viagem deles. Dizem que o setor Geral do gremio virou ponto turistico no estádio, outro amigo volta e meia desce de floripa para o Olimpico pra assistir o gremio( amigo, 4 horas de viagem) e ele raramente consegue ingresso para a Geral, os gremistas de outras cidades sonham em participar da avalanche.
Mas passando para a realidade ermeraldina, não acredito nesse fato, pois, quando chegar a arena, o futebol vai se eletisar, algo natural, a não ser que o estádio tenha capacidade para mais de 40 mil pessoas.
O que o Palmeiras tem que fazer é proibir bebidas ao redor do estádio, fiscalizar isso, e fazer que nem na argentina, ao redor do estádio só fica quem tem autorização, ou ingresso, fora isso tem q se retitar. Isso estimularia Pais a levarem seus filhos, até para perto das organizadas e fazer a torcida vibrar e cantar. Se você garante segurança, e faz um pente fino nos usarios dee droga, e ninguem bebado ou chapado, ou alterado aproximar-se do estádio, traríamos para o estádio os torcedores de Pei-per-view, que faria nossa torcuda voltar a cantar e vibrar.
Abs Conrado.

 
At 13/6/09 12:00, Blogger Dudek disse...

Grécia? Pra que ir tão longe? Cansei de ver o Beira-Rio com todo mundo pulando junto e cantando junto.

Mas, enfim, não comento sobre organizadas que freqüentam o Palestra Itália.

 
At 13/6/09 12:10, Blogger natan disse...

Se as organizadas merecem as justas crítica Conrado, imagine os corneteiros que vaiam os jogadores no primeiro minuto de jogo.
Os jogadores sabem o que pensamos deles, fico imaginando o que eles no fundo, pensam de nós...
Se o time em campo tem muito a melhorar nós, com certeza, também temos.
Parabéns pelo post, são debates assim que nos farão refletir e melhorar.

 
At 13/6/09 12:17, Blogger Gargula2007 disse...

Ridículo, perda de foco e de objetivo.
Não se tem mais a paixão be respeito pela razão de existir...PALMEIRAS!
Torcida desafiando time para pelada; tumulto, agressão, briga entre irmãos, falta de apoio quando o time precisa, pressão sobre jovens jogadores e na sequência a cobrança por melhorias nas categorias de base, candidaturas a cargos públicos, antagonismo gratuito, falta de percepção e de bom senso (o que é isso?) e por aí vai.
Sou torcedor comum que vai sempre ao estádio e estou cansado de ter organizadas falando em meu nome (como a imprensa sempre coloca).
Já passou da hora das torcidas assumirem que querem vida própria e independente. Fundem seu clube e deixem o "NOSSO PALMEIRAS" em paz.
Aí podem corportar-se como rivais sem prejuízo nenhum da imagem do verdão.

 
At 13/6/09 13:03, Blogger Nicola disse...

Até nos da torcida perdemos a cofiança, o orgulho.... temos que cantat "Daria a Vida Inteira Para Ser Campeão

Parei de ler comentários sobre torcida nesse blog depois dessa acima. Gente que além de reclamar (como se fizesse algo pra melhorar) sequer sabe interpretar um canto, pqp...

 
At 13/6/09 13:05, Blogger Mario F disse...

Fener, sem comentários...

http://www.youtube.com/watch?v=LBBPoyXEOhM

 
At 13/6/09 13:11, Blogger Renato Márcio disse...

Enquanto existirem torcedores brigando entre torcedores pelos motivos mais torpes possíveis, nós palmeirenses não passaremos de um bando de cornetas, pois é isso que representamos para as demais agremiações.
Uma torcida que tem um artilheiro como o Keirrison (que não tá jogando bem!), mas que sempre sai vaiado de campo, merece que tipo de reconhecimento?
Ou nos mobilizamos em torno da união dos torcedores do Palmeiras em prol do time e transformamos nosso estádio num caldeirão amanhã contra o Cruzeiro ou seremos mais uma vez vítimas de nossa própria arrogância.

 
At 13/6/09 13:39, Blogger William De Lucca disse...

Conrado,
Eu não vou a estádios sempre,
moro em Santa Catarina,
mas quando fui uma vez,
cantei uma musiquinha da Mancha perto dos caras da TUP e quase apanhei.

Apanhar.. pela PROPRIA torcida do Palmeiras, Seria o fim pra mim. Nunca mais iria a um estádio.

Ainda bem que nao acontece.

Segue mais um da torcida do Panathinaikos, os caras sao de ARREPIAR!

http://www.youtube.com/watch?v=0OqFAoqmztE&feature=related

Abraço!

 
At 13/6/09 16:12, Blogger Marcelo Mendez disse...

PC Crusca, muita legal a musica do Moacir Franco, acho que seria bem interessante ser cantato pela nossa torcida!

abs

 
At 13/6/09 17:27, Blogger Eder Mancha Verde ABC disse...

O NICOLA ACHO QUE ENTENDEU O QUE EU QUIZ DIZER E O QUE ELE FALOU EU CONCORDO 100%. TEM MUITOS QUE COMENTARAM SOBRE A TORCIDA DO PALMEIRAS NAUM SAEM DA NET E NAUM FREQUENTAM AS ARQUIBANCADAS DO PALESTRA ISSO É FATO. EU JA VIAJEI O BRASIL INTEIRO PRA VER O PALMEIRAS JOGAR E VEJO O QUANTO A MIDIA INFLUENCIA, NO MARACANÃ EM 2007 FOMOS EM APROXIMADAMENTO 500 TORCEDORES NA ESTREIA DO BRASILEIRO. ENFIAMOS 4 NA IMUNDISSE DO FLAMENGO FICARAM O JOGO TODO CALADOS O EDMUNDO E O VALDIVIA ACABRAM O JOGO. NOSSA TORCIDA POD NAUM SER A MELHOR MAIS ELA FAZ PARTE DE UM JEITO BRASILEIRO DE TORCER IGUAL AS OUTRAS. NAUM VEJO DESTAQUE EM NENHUMA TORCIDA DO BRASIL. AGORA VAMOS ACORDAR PRA REALIDADE E PARAR DE DAR OUVIDO PRA MIDIA QUE SÓ FALA MAL DA NOSSA TORCIDA E BABA OVO PRA TORCIDAS QUE FAZEM A MESMA COISA QUE A NOSSA, ATÉ O PROF BELLUZO FALOU ISSO DOS GAMBAS. REPITO A TORCIDA DO PALMEIRAS É FODA E MELHOR QUE MUITA TORCIDA DE MIDIA QUE TEM POR AI

 
At 13/6/09 19:57, Blogger Marina disse...

não precisa usar exemplo de time de outro pais não, olha a Torcida do Vasco contra os gambas no maracanã...

e olha esse video

http://www.youtube.com/watch?v=pBqROgBuwRk

 
At 13/6/09 20:20, Blogger RDFazio disse...

A criação dessa La forza significará mais divisão. Além do mais qualquer iniciativa de cantar qualquer música que não saia da unifomizada, NÃO SERÁ CANTADA PELA MESMA, ainda por cima, é capaz desses caras levarem um pau.
Eu não moro mais em Sampa, não vou mais a estádios mas frequentei religiosamente o palestra durante 21 anos da minha vida, sempre fiquei perto da mancha, e cansei de presenciar um monte de gente sendo ameaçado por não cantar ou por querer cantar músicas de outras torcidas.
PODE TER CERTEZA

 
At 13/6/09 20:23, Blogger Paulo disse...

Vou tentar dar uns pitacos no debate...
O palmeirense é mais analítico que outros torcedores e gosta de prestar atenção no jogo. Até gosta de cantar, mas apenas nos momentos cruciais do jogo. A forma da torcida incentivar é comparecendo, e não fazendo barulho. Acho interessante a contratação de animadores de torcida pela diretoria. Uns dias atrás vi essa mesma discussão no Orkut, e parece que algumas pessoas estão promovendo uma espécie de "caça-as-bruxas" contra os torcedores que não cantam. Particularmete, as ofensas aos jogadores são muito mais prejudiciais do que o "silêncio".

 
At 13/6/09 21:37, Blogger _W! disse...

Conrado...

A Bicharada mordeu mais 1 ponto maroto hoje... na minha opinião, no lance do gol o washington, acintosamente empurra o zagueiro cometendo falta...

Desse jeito fica facil...


abs

_W!

 
At 14/6/09 01:20, Blogger Signorini disse...

sempre gostei da festa bonita que as torcidas organizadas fazem...mas ultimamente nossas uniformizadas tem dado um show de infantilidade e mesquinhez...uma quer ser melhor do que a outra...não percebem q podem cantar unidas, com cada uma no seu canto, uma valorizando a outra...ficar gritando "porco" e dando porrada uma na outra não tá com nada...abrax !!!

 
At 14/6/09 13:36, Blogger grub disse...

Conrado, você é mais um Palmeirense que notou o descompasso e tocou no ponto! Mas se estamos cada vez mais nos sentindo reféns dessa falta de união creio também que somos os pioneiros de falar isso abertamente e quando isso vem a tona é hora de buscar soluções... Eu acho que o Palmeiras, como clube e com toda sua tradição, está saindo de um período complicado, vindo da era Mustafá e até antes para buscar um novo modelo e isso implica em mexer com todas instancias do Palmeiras, inclusive a torcida. É como muitos dizem e infelizmente temos que engolir, os bambis estão crescendo e para voltar a nosso posto original temos que dar o passo adiante e grande parte disso depende da torcida. O Belluzzo está fazendo ações com os gambás, etc e isso é bom, mostra que a direção está atenta, agora cabe a torcida buscar uma nova maneira de torcer e fazer do parque um caldeirão. Talvez escolhendo no site oficial do Palmeiras músicas para cantar e distribuindo panfletos com as letras, etc. Se não queremos ser escravos das organizadas e queremos cantar para o time, é necessário organização. Poderíamos fazer concursos com novas músicas, parceiras com a direção, etc... Mas nos torcedores também temos que tomar frente nisso e ajudar a diretoria e clube se unir. É um ótimo momento para isso, criar uma ação dessas, enfim... Vamos buscar soluções e não só ficar lamentando. Da-lhe Palestra hoje, abs e vc que tem um blog legal, contatos bons, pensa nisso. Tem muita gente querendo criar esse clima de caldeirão, então lutemos por isso. Abs!

 
At 14/6/09 14:34, Blogger Palestra1914 disse...

Conrado , o post já está 'velho' , mas tenho que dar minha opinião : não sou da MV apesar de ser amigo dos 'peixes grandes' da diretoria e além disso desfilo na bateria da escola de samba. Já comentei e já pedi a esses conhecidos que façam algo a respeito dessas músicas cantadas nos estádios. As músicas são horríveis , com uma melodia paupérrima e que não empolgam ninguém. A 'molecada' que 'compõe' essas músicas não tem a menor noção do que está fazendo. Até umas das músicas que é 'argentina' e copiada pela MV , perdeu toda a caracteristica e a melodia e muita gente não consegue fazer essa associação.
Bom , pode não adiantar nada o que estou escrevendo , mas gostaria de reforçar que , mesmo que muitos tenham essa opinião e mesmo que eu já tenha dado esse toque ao pessoal , acho que nada mudará.

Abraços

Bruno D'Angelo.

 
At 14/6/09 22:30, Blogger Renato Sansão disse...

Fernando Miller,

SEN-SA-CIO-NAL a versão do Il sole mio, cantei aqui batendo palma e já vi um estadio inteiro incendiado cantando essa porra!

Vou postar novamente a letra (fiz 2 ou 3 mudanças pra ficar mais 'povão'), vale a pena a galera cantar alto pra ver o tanto que fica muito loco:

As minhas coreeeeeees,
São o verde e brancooooo
Da minha camisaaaaaaaa
Meu sagrado mantoooooo

Eu canto e vibrooooo
Para te incentivarrrrr
Nada é mais bonitoooooooo
Que o Verdão brilhaaaaaaar

(refrão)

Ahhhh meeeeeeeeeu Palmeiraaaaas!
Eu te amo tantoooooo
E o Palestraaaaaaaaaaaaa
Vibra com meu cantoooooo

Ah meu Palmeirassssssssss
Campeão ou nãooooooooo
És o primeiroooooooooooo
(vamo vamo verdão!)
Em meu coraçãoooooooooo!

(Olê, olê, olê!)

Ahhhh meuuuuuu Palmeiraaaaaaasss...
(repete)

 
At 15/6/09 06:47, Blogger Gabs disse...

Outra torcida que faz um bom caldeirao eh a do Paris Saint-Germain
http://www.youtube.com/watch?v=45niBJ7B9dM&feature=related
O palestra tem que ser assim

 
At 15/6/09 07:08, Blogger Bito disse...

Ontem no estádio deu pra perceber, as facções cantando músicas diferentes ao mesmo tempo, muito estranho, sem falar que o setor visa acabou com aquela pressão que existia.

 
At 15/6/09 12:13, Blogger Vito disse...

Amigos,
Eu sinto que esta faltando um pouco mais de criatividade..a questao da MV e da TUP sempre foi assim, só que erámos uma torcida mais criativas, as principais musicas eram criadas por nós...e ha muito tempo que a coisa não eh mais igual....não sei o que aconteceu...somos muito exigentes...e a torcida normalmente cobra do time alem do normal...Eu e meus filhos vamos a praticamente todas partidas realizadas no Parque Antartica, Morumbi e Pacaembu e realmente são poucos jogos que a torcida esta super animada, cantando no mesmo time e ritmo...sinto muita cobranças e pouco incentivo...A torcida depende muito do clima interno da equipe..da vibração dos jogadores dentro e fora do campo...somos exigentes...

 
At 16/6/09 11:53, Blogger André disse...

É FACIL, QQ UM CANTA, É GENERICA, O ESTÁDIO INTEIRO CANTA.
O ESTÁDIO FERVE, FAZ PRESSÃO, O SOM ECOA MUITO FACIL E AMEDRONTA.

ACHO VÁLIDO INVESTIR!

é uma música de um puta som, white stripes.

Vejam vídeos de torcidas da itália.

http://www.youtube.com/watch?v=NYYkEa2D5fo&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=6Zss1PCtqJI&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=Vs5YsMb7Osk&feature=related

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home